Green Tractor Talk banner

Substituição do diodo

16K views 14 replies 6 participants last post by  Barnes  
#1 ·
Alguém já substituiu os díodos num JD 2305?
Existem 6 ou 7 díodos?
4 deles são azuis e 3 pretos?
Estou com um problema de arranque e, como o trator tem quase 16 anos, pensei em substituí-los todos.
Tive o mesmo problema no ano passado, o concessionário substituiu a válvula solenóide de corte de combustível e um díodo.
Funcionou bem até agora, então pensei em substituí-los todos.

#2 ·
Alguém já substituiu os diodos em um JD 2305?
Existem 6 ou 7 diodos?
4 deles são azuis e 3 pretos?
Estou com um problema de partida e, como o trator tem quase 16 anos, pensei em apenas substituí-los todos.
Tive o mesmo problema no ano passado, o revendedor substituiu a válvula solenóide de corte de combustível e um diodo.
Funcionou bem até agora, então pensei em apenas substituí-los todos.
Meu 2305 desenvolveu o mesmo problema de partida alguns anos atrás, pouco antes de eu trocá-lo (acho que ele pode ter ficado bravo comigo). Depois de tentar muitas coisas diferentes, finalmente rastreei o problema até o infame problema do diodo V4.
A substituição desse diodo resolveu o problema de partida para mim.
Eu acredito que existem 7 diodos no total, mas de 2 tipos diferentes (isso é de memória).
Estes são na verdade diodos duplos, portanto, possuem 3 conectores.
Meus piscas de emergência às vezes não funcionavam, e descobriu-se que isso também se devia a um problema de diodo (do mesmo tipo de diodo).
Enquanto eu estava diagnosticando o problema, removi e testei todos os 3 diodos do mesmo tipo que o V4 e descobri que um estava morto (portanto, o problema de partida), um estava muito fraco (portanto, o problema do pisca) e um estava bom.
Apenas encontrar o diodo V4 foi difícil porque ele estava bem no fundo e coberto com muita fita adesiva, mas se seu revendedor já o substituiu uma vez, presumivelmente não será muito difícil de encontrar.
Existem vários bons tópicos sobre este tópico aqui no GTT, e também um link para um vídeo de um cara substituindo o diodo V4 que achei muito útil.
Em relação à substituição dos outros 4 diodos do outro tipo, minha sugestão seria evitar consertar algo que não está quebrado.

#3 ·
Atualização,
Liguei para a John Deere hoje e encomendei os diodos V4, que é o que eu acho que preciso.
Aqui está o problema.
O vendedor de peças da J.D. diz que são necessários 4 diodos.
Agora eu tenho um manual de serviço baixado para o meu 2305. Olhei para o esquema e só consegui encontrar 3 diodos V4.
Então, aqueles de vocês que são sábios nessas coisas, existem 3 ou 4 diodos e, se houver 4, onde diabos está o 4º?

#6 ·
UFA!!! O diagrama de peças está REALMENTE confuso! O diagrama mostra 3 diodos #6, a lista de peças diz que são necessários 4. Estes conectam-se ao #7, a lista de peças diz que é necessário 1. Mais abaixo, o diagrama mostra 3 diodos #36, a lista de peças diz que são necessários 2...mais 3 outros conectores #7. Mais abaixo, OUTRO conector #7.

Espero que um Manual Técnico tenha um esquema e mostre as quantidades corretas. Bob

• Like
Reactions: jgayman
#8 ·
UFA!!! O diagrama de peças está REALMENTE confuso! O diagrama mostra 3 diodos #6, a lista de peças diz que são necessários 4. Estes conectam-se ao #7, a lista de peças diz que é necessário 1. Mais abaixo, o diagrama mostra 3 diodos #36, a lista de peças diz que são necessários 2... mais 3 conectores #7. Mais abaixo, OUTRO conector #7.

Espero que um Manual Técnico tenha um esquema e mostre as quantidades corretas. Bob
Eu vejo isso. Os diodos #36 têm um número de peça diferente. Todos esses diodos simples certamente podem causar estragos com esses tratores.

#10 ·
Hmmm, e ainda outra discrepância na lista de peças!!! LVU804171 está listado como um diodo V2 na lista de peças! Bob

#11 ·
Não acho que seja uma discrepância, mas sim uma questão de rotulagem ou referência cruzada. De memória, os 7 díodos no 2305 são rotulados de V1 a V7 num diagrama de peças elétricas em algum lugar (que me lembro de ter visto, mas não tenho no momento). O díodo "V4" é a peça nº LVU804171, assim como 2 outros, provavelmente o díodo V2 como você descobriu, e lembro vagamente que o 3º pode ser rotulado como V7, mas não tenho certeza disso.

Dos díodos deste tipo, um está envolvido com a solenóide de corte de combustível (e esta falha ou problemas com esse díodo causam falhas de partida intermitentes ou difíceis); outro desses díodos está envolvido com os piscas de emergência e setas; e não me lembro o que o 3º faz.

Outra observação: descobri que esses díodos podem "degradar" de alguma forma, deixando-os em um estado parcialmente funcional. Isso causará falhas intermitentes no sistema de partida, piscas ou a outra coisa. A maioria dos voltímetros tem uma função de teste de díodo que você pode usar para diagnosticar a saúde de cada díodo (uma vez removido de seu soquete, o que achei muito difícil de fazer).

Também tenha em mente que estes são díodos duplos, ou seja, cada um é composto por 2 díodos. Descobri que um dos meus díodos duplos tinha uma metade boa e uma metade degradada, o que contribuiu ainda mais para o comportamento estranho do meu trator.