Deixe-me começar dizendo que este assunto é frequentemente debatido acaloradamente. É minha intenção fornecer o que acredito serem fatos, e vou apoiá-los fornecendo links e referências, quando possível. Não é minha intenção causar qualquer controvérsia ou guerras de chamas.
Algumas definições do dicionário Dictionary and Thesaurus - Merriam-Webster Online:
Lastro - Definição e mais do Dicionário Merriam-Webster Gratuito
Aqui está uma descrição bastante boa do que estamos falando, tirada deste link: Por que as empilhadeiras tombam (Desculpe, o link não está mais ativo). Basta substituir a palavra trator por empilhadeira:
1) O eixo dianteiro não é classificado para suportar essa quantidade de peso e pode falhar rápida ou lentamente ao longo do tempo com vazamento de vedações ou rolamentos, juntas e extremidades de tirantes desgastados.
2) O eixo dianteiro gira no centro, então o trator pode "cair" para a esquerda ou para a direita, causando uma condição de tombamento.
3) Só temos freios no eixo traseiro, então quando ele fica leve, perdemos a capacidade de frenagem. Também perdemos a tração quando as rodas traseiras ficam mais leves.
4) É muito mais difícil para o sistema de direção.
Nos exemplos de empilhadeiras acima, eles mostram o ponto de apoio ou pivô como as rodas dianteiras - mas eles são projetados para isso e, geralmente, as rodas dianteiras não direcionam em uma empilhadeira - enquanto queremos mover este ponto de apoio ou pivô mais para trás para que o eixo traseiro suporte a maior parte do peso. Como isso pode ser alcançado? A ÚNICA maneira é adicionar peso ATRÁS do eixo traseiro. Carregar os pneus ajudará na tração, mas não necessariamente lastrará adequadamente a máquina porque esse peso já está no chão - ele não se tornará "lastro" até que os pneus traseiros sejam levantados do chão - e então é tarde demais!
Algumas definições do dicionário Dictionary and Thesaurus - Merriam-Webster Online:
Lastro - Definição e mais do Dicionário Merriam-Webster Gratuito
Ponto de apoio - Definição e mais do Dicionário Merriam-Webster Gratuito
Então, como isso se relaciona conosco e com nossos tratores? Bem, o lastro é o que usamos na parte traseira de nossos tratores para compensar o peso que costumamos colocar na frente - geralmente com um FEL. O ponto de apoio ou pivô é o local no trator que equilibra o peso da carga na frente e o peso na traseira. Vou ilustrar isso usando o exemplo de empilhadeiras, pois é mais fácil encontrar fotos delas.




Aqui está uma descrição bastante boa do que estamos falando, tirada deste link: Por que as empilhadeiras tombam (Desculpe, o link não está mais ativo). Basta substituir a palavra trator por empilhadeira:
O que não queremos em nossos tratores - é todo o peso da carga e do trator no eixo dianteiro, e isso acontecerá se as rodas traseiras saírem do chão e as rodas dianteiras se tornarem o ponto de apoio ou pivô, como mostram claramente as fotos. Quatro razões principais pelas quais queremos evitar isso são:
1) O eixo dianteiro não é classificado para suportar essa quantidade de peso e pode falhar rápida ou lentamente ao longo do tempo com vazamento de vedações ou rolamentos, juntas e extremidades de tirantes desgastados.
2) O eixo dianteiro gira no centro, então o trator pode "cair" para a esquerda ou para a direita, causando uma condição de tombamento.
3) Só temos freios no eixo traseiro, então quando ele fica leve, perdemos a capacidade de frenagem. Também perdemos a tração quando as rodas traseiras ficam mais leves.
4) É muito mais difícil para o sistema de direção.
Nos exemplos de empilhadeiras acima, eles mostram o ponto de apoio ou pivô como as rodas dianteiras - mas eles são projetados para isso e, geralmente, as rodas dianteiras não direcionam em uma empilhadeira - enquanto queremos mover este ponto de apoio ou pivô mais para trás para que o eixo traseiro suporte a maior parte do peso. Como isso pode ser alcançado? A ÚNICA maneira é adicionar peso ATRÁS do eixo traseiro. Carregar os pneus ajudará na tração, mas não necessariamente lastrará adequadamente a máquina porque esse peso já está no chão - ele não se tornará "lastro" até que os pneus traseiros sejam levantados do chão - e então é tarde demais!